Hoje, mais um trabalho do Prof. Diogo Bonioli pode ser acessado pela grande mídia. Trata-se de um preprint do artigo "VÍNCULO DOS ALUNOS DURANTE O ISOLAMENTO SOCIAL: RELATO DE EXPERIÊNCIA NA EDUCAÇÃO BÁSICA PÚBLICA ESTADUAL".
Foram companheiros desta jornada, a Profª Lígia e o Prof. Luis Antônio Monteiro Campos. Os autores fizeram uma análise dos vínculos dos alunos de uma escola pública, da rede estadual, de classe A. O artigo trás uma revisão das ações legais do governo do Estado do Rio de Janeiro durante o estabelecimento do isolamento social no início da constatação do contágio comunitário, uma fundamentação teórica da Psicologia Cognitiva que recobra a importância do vínculo para aprendizagem e uma testagem de duas hipóteses que contribuem para a fragilidade do vínculo escolar, a saber, séries iniciais e alunos novos. Estudos estatísticos refutaram as hipóteses e abrem margens para novas possibilidades de pesquisa.
O que é um Préprint?
Um preprint é uma versão de um trabalho acadêmico inédito, ainda não publicado de modo formal em um periódico, antes da avaliação por pares, a fim de que os dados não fiquem guardados e arquivados enquanto aguarda os trâmites oficiais de uma revista científica que pode demorar mais de um ano até a publicação oficial. O preprint é depositado pelo autor correspondente em um servidor de preprints, geralmente temático, seguindo procedimentos públicos de confiabilidade científica tal como em uma revista acadêmica.
A versão de umpreprint pode ser um avanço ou uma versão incompleta, porém o mais comum é uma versão final, como é o caso deste artigo. Ao utilizar este serviço, os autores estabelecem uma data como precedente, podem solicitar comentários e agregar sugestões ao manuscrito, que é enviado posteriormente ao processo editorial formal de um periódico.
Atualmente, muitos periódicos solicitam que os pesquisadores postem o manuscrito em um preprint como pré-requisito para a submissão. A versão, depois de publicada, ganha um DOI e já pode ser citada no currículo lattes, assim como, poderão ser citadas em outros trabalhos científicos.
Leia o artigo, no link abaixo, postado na SciELO Preprints:
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